A beleza do tapete persa é inquestionável. A capacidade do mesmo combinar com variados ambientes e tipos de decoração encanta os amantes por decoração, e é uma decoração bastante requisitada para quem deseja dar um toque único na decoração de casa.
Vindo do ocidente, o tapete persa necessita de cuidados regulares para a preservação da sua beleza. Sua fragilidade, tem que ser levada em conta no momento de limpeza e de conservação, para o mesmo não ter sua durabilidade e forma danificadas. Diante disso, separamos algumas dicas para você ter com o seu tapete persa.
Cuidado com o Sol
Para a preservação das cores e das fibras do tapete, a primeira recomendação é evitar o contato direto e contínuo da luz do Sol com o tapete, evitando assim um desgaste das cores do seu tapete. As peças de tapeçaria persa mais tradicionais geralmente são tingidas com substâncias naturais, que são sensíveis ao calor do Sol ou a sensação de abafo constante.
Porém, caso o local de escolha para colocar seu tapete persa tenha constante presença do Sol, o aconselhável e girá-lo constantemente, não deixando somente uma única parte do tapete exposto ao Sol. Dessa forma você irá evitar que o desgaste das cores ocorra em um único lado do tapete.
Evite o Excesso de Peso sobre o Tapete Persa
Não confunda tapete, com suportes! Os tapetes persas são de extrema fragilidade e a conservação de sua durabilidade e sua forma estão diretamente ligadas com a maneira que eles são dispostos no seu cômodo.
Ao colocar móveis sobre o tapete, a pressão exercida pode danificar o mesmo, por exemplo um sofá ou poltrona, o peso do sofá pode fazer marcar e abrir vincos na fibra do tapete, e com o constante aumento de peso do sofá derivados das pessoas que ocupam ele, os danos causados podem acabar sendo irreversíveis.
Caso você coloque muitos móveis sobre o seu tapete persa, o recomendável também nessa situação, e frequentemente girá-lo para evitar danos excessivos sobre uma única parte do tapete. E caso seja possível, em vez de optar por apoiar móveis sobre o tapete, reposicione os móveis para que o tapete tenha seu espaço próprio no cômodo.
Seja cauteloso durante a limpeza
A limpeza é a parte crucial para a conservação do seu tapete! O primeiro passo da limpeza de tapetes persas, e evitar o uso de receitas caseiras ou o uso de produtos químicos, lembrando que os tapetes persas são fabricados com fibras vegetais ou animais, e o uso de químicos pode danificar esses materiais.
Outra etapa importante da limpeza do tapete persa, é a aspiração. Esse processo deve ser regular, pois o mesmo ajudar a evitar o acúmulo de poeiras, sujeiras externas no tapete e impede que as fibras do tapete fiquem amassadas pela passagem contínua de pessoas sobre o tapete. E lembre-se, nada de aspirar as franjas na extremidade dos tapetes! Elas são o principal mecanismo de conservação do seu tapete, e não possuem força para resistir a sucção do aspirador.
Em caso de manchas no tapete, não limpe de qualquer maneira, use pano para tirar o excesso, e água para remover a parte do tapete que foi manchado, e caso a mancha seja mais profunda, o recomendável é consultar empresas especializadas em limpeza de tapetes.
Gostou das dicas? Nós da Geral Clean somos especialistas em cuidados com o tapete, realizamos limpezas e restauração de variados tipos de tapetes. E para saber mais sobre os nossos serviços, basta entrar em contato.