Um dos maiores problemas para os fumantes ou para as pessoas que convivem com consumidores de cigarro, é o odor. O tabaco por ser um produto agrícola de cheiro muito forte, acaba impregnando com muita facilidade nos ambientes fechados, como casa, apartamento ou carro.
O grande desafio depois que esse odor está impregnado no ambiente é conseguir retirá-lo. Então separamos algumas orientações que podem ajudar a retirar e a evitar a impregnação desse tipo de odor.
Quando o cheiro está no ambiente
A primeira orientação é não fumar em locais fechados. Sempre consumir os cigarros na parte exterior do apartamento ou da casa. Porém, se você não cumpriu com essa dica, e os ambientes da sua moradia está com o cheiro impregnado, a maior recomendação é adquirir um purificador de ar. O aparelho é uma ótima ferramenta de filtração do ar de um ambiente, e em alguns modelos mais avançados ele consegue retirar as substâncias nocivas do ambiente.
Apesar de úteis, deve-se lembrar que os purificadores de ar são responsáveis apenas por arejar o ambiente, eles não conseguem retirar o cheiro impregnado em móveis ou carpetes.
Outro conselho para disfarçar o cheiro de cigarro do ambiente, é utilizar incensos e velas aromatizadas. No mercado de perfumaria para ambientes você encontra variadas velas com aromas capazes de esconder o cheiro do tabaco e trazer um pouco de leveza para o ar do ambiente.
Quando o cheiro está no corpo
A primeira dica é sempre estar acompanhado de um lenço umedecido. Apesar de o lenço não ser a solução efetiva, ele vai ajudar a retirar excesso do odor do corpo. Sempre após consumir o cigarro, passe o lenço umedecido pelas partes que mais estiveram em contato com a fumaça e os resíduos do cigarro, sendo esse o rosto, o pescoço, e as mãos.
No caso dos cabelos, o essencial é andar sempre com um creme ou gel sem álcool para ser aplicado após o consumo do cigarro, e no caso de possuir o cabelo longo, lembre-se de prendê-lo em rabo de cavalo antes de começar a fumar, isso ajuda a evitar a impregnação do cheiro.
Quando o cheiro está nas roupas
Quando o cheiro do cigarro está impregnado nas roupas, a orientação para disfarçar o odor é sempre andar acompanhado de um perfume para aplicar logo após consumir o cigarro, porém, para a retirada definitiva do odor das roupas, o recomendado é usar amaciantes durante a lavagem.
Caso você seja alérgico a algum tipo de químico contido nas fórmulas dos amaciantes, você pode utilizar um truque mais caseiro, e adicionar um copo de vinagre de maçã ou branco no último enxágue da máquina de lavar.
Quando o cheiro está nos móveis
Já para as mobílias como guarda-roupa, mesas, armários ou estantes o recomendado é usar produtos de limpeza adequados, na maioria dos casos, as fórmulas prontas para serem aplicadas com um pano umedecido, tem a capacidade de retirar dos móveis o cheiro de cigarro.
No caso do cheiro impregnar em móveis como sofás, carpetes, tapetes e cortinas, o primeiro passo é evitar seguir dicas caseiras, pois fórmulas caseiras feitas e aplicadas da forma errada podem acabar danificando sua mobília. Uma boa opção é fazer uma limpeza especializada.
Nós da Geral Clean, somos especialistas em limpeza de sofás, carpetes e tapetes. Para saber mais sobre os nossos serviços basta entrar em contato.