Os estofados em alguns casos são um dos móveis mais caros da decoração da casa. Geralmente ele é o destaque ou a grande atração de uma decoração, porém ele também por ser um dos móveis mais usados no dia a dia fica exposto ao acúmulo de sujeiras externas e a vários acidentes cotidianos, dentre esses o derramamento de líquidos e comida.
Por serem itens tão importantes para a casa, o sofá precisa de uma proteção extra para conservar a sua durabilidade e também a sua beleza. Em muitos dos casos as pessoas acabam recorrendo a capas de pano e plástico para proteger o estofado, porém essas soluções não se equiparam a eficácia da impermeabilização em quesitos como funcionalidade e estética. Por isso, vamos falar um pouco das vantagens da impermeabilizar o seu estofado e como esse processo deve ser feito.
Mas antes de tudo, você sabe o que é o processo de impermeabilização de estofado?
O processo de impermeabilização do estofado é realizado por meio da aplicação de uma resina específica para tecidos, essa resina se transforma em uma camada protetora para a parte superficial do estofado. Com isso as fibras do tecido do estofado ficam protegidas contra líquidos, acúmulo de sujeiras, e evitando a formação de manchas e a impregnação de ácaros e fungos.
Além da proteção contra danos externos, com a impermeabilização as condições internas do sofá são mantidas, aumentando a vida útil do sofá e evitando quaisquer danos a espuma do sofá ou a sua estrutura interna, caso ela seja de madeira ou algum material de menos resistência.
Mas quando impermeabilizar o sofá?
Por possuírem sofás novos demais ou sofás já usados, muitas pessoas ficam com dúvida de quando impermeabilizar os mesmos. Existem algumas recomendações, mas nada de tão complicado. No caso dos sofás novos, o recomendado é impermeabilizar o mais rápido possível para prevenir os mesmos de serem manchados ou sofrerem danos na superfície do estofado.
Já no caso dos sofás já usados, a impermeabilização pode ser aplicada no caso da superfície do estofado não possuir nenhum rasgo ou furo. O recomendado para sofás já usados é que antes da aplicação da impermeabilização, seja realizada a limpeza do estofado para um melhor resultado da impermeabilização, porém vale ressaltar que esse processo não se corresponde a restauração das características do sofá. A aplicação da impermeabilização em sofás usados, vai conservá-lo no seu estado atual.
E como impermeabilizar os estofados?
Nunca de forma alguma faça esse processo de forma caseira, e evite ao máximo os manuais da internet. Também não use produtos sem ter conhecimento e muito menos faça aplicação dos mesmos sem ser profissionalizado. A maneira correta de fazer a impermeabilização de estofados é com o serviço profissionalizado e com as resinas e produtos ideais, que não deixam resíduos tóxicos e nem são inflamáveis.
E para uma impermeabilização de qualidade você pode contar com a Geral Clean! Nós impermeabilizamos em variados tipos e tamanhos de estofado, e para saber mais sobre o nosso serviço basta entrar em contato.