Se você resolveu fazer a limpeza do estofado sem a ajuda de uma empresa especializada, precisa saber que existem inúmeros riscos. É preciso ter muito cuidado ao tentar fazer fórmulas caseiras, porque, a maioria acaba não funcionando como esperado e ainda podem danificar o seu sofá.
O uso de um produto químico inadequado pode desbotar o tecido do estofado, deixando manchas irreparáveis. No entanto, além das manchas, o uso de produtos fortes ou inadequados podem deteriorar o tecido do estofado e diminuir a durabilidade do mesmo. Recomendamos que antes de começar a limpeza do estofado, verifique na etiqueta do produto qual a técnica que deve ser utilizada para a manutenção do mesmo.
1 – Letra W – limpeza com água e produtos químicos específicos;
2 – Letra P – limpeza a seco com técnica doméstica (panos de limpeza a seco vendidos em supermercados);
3- Letra F – limpeza a seco profissional;
4 – Letra O – lavagem com água fria;
Riscos a saúde
Muitas pessoas preferem realizar os serviços de limpezas sozinhas, porque acabam controlando o orçamento ou a qualidade do serviço. A tendência do “faça você mesmo” tem ganhado força com compartilhamento de vídeos, que ensinam receitas caseiras, como vinagre e bicarbonato de sódio, para produzir produtos de limpeza.
A ideia de receitas com efeitos mágicos parece interessante, mas nem sempre surte o efeito desejado e, pior, são potencialmente perigosas. A combinação de alvejante e amaciante, por exemplo, pode causar a liberação de cloro na forma de um gás, com efeitos sufocantes e tóxicos.
O uso combinado com detergentes à base de amônia pode levar à formação de cloraminas, que também são prejudiciais. O vinagre é uma fórmula muito comum nas receitas caseiras e, também, muito arriscada! Isto porque, quando misturado ao bicarbonato de sódio, formam-se subprodutos com efeitos tóxicos e prejudiciais à saúde, que quando inalados, ou em contato com a pele, podem causar irritação, sensibilidade e problemas respiratórios.
Não utilize fórmulas caseiras, procure um serviço de Limpeza Profissional
O objetivo de uma limpeza profissional não é buscar somente a estética. É, principalmente, evitar problemas de saúde, tais como: nariz entupido, olhos lacrimejando e coçando, sintomas na pele como eczema e coceira. Todos os produtos utilizados por um profissional da área são específicos para essa finalidade. As possibilidades de provocar danos aos seus estofados e até prejudicar a saúde dos seus familiares devido às reações alérgicas são quase inexistentes.
Se você se interessou por um serviço de limpeza profissional, entre em contato conosco e solicite agora mesmo o seu orçamento.