Uma das coisas que mais incomoda é a famosa alergia respiratória. Em geral esse tipo de alergia é mais comum em pessoas que possuem predisposição genética para o problema. Quando ocorre a diminuição da umidade do ar, é muito comum a exposição à substâncias como pó, pólen, poluição e fumaça, por exemplo, provocando doenças, como rinite, asma ou sinusite.
Quais os principais sintomas
Muita gente não sabe mas os sintomas de alergia respiratória podem aparecer separadamente. A rinite e a asma são as alergias respiratórias mais comuns. Embora a rinite tenha sintomas semelhantes aos de constipação, não provoca febre, nem é infecciosa, sendo habitual: comichão no nariz, corrimento nasal e espirros.
Na asma, os sintomas mais comuns são dificuldade a respirar, tosse e um chiado no peito. Por isso, é muito comum passar despercebido em nosso dia a dia. Mas é importante ficar atento, principalmente em crianças e bebês. Os sintomas mais comuns de alergia respiratória são:
- Espirros frequentes;
- Corrimento nasal;
- Tosse seca;
- Dor de cabeça;
- Coceira nos olhos, nariz ou garganta;
- Olhos lacrimejando.
No caso de crianças e bebês, é muito importante o acompanhamento de um pediatra e fazer o tratamento de forma correta.
Como combater a alergia respiratória
Uma coisa que é muito difícil é evitar contato com os alérgenos da poeira. A limpeza e higienização de estofados é muito importante, pois esses itens são grandes acumuladores de poeira. Mesmo assim, você pode tomar alguns cuidados para minimizar os problemas com alergia. São eles:
- Procure aspirar a casa com aspiradores com filtro de água;
- Evite fumar dentro de casa ou próximo de crianças (elas são as que mais sofrem com problemas repiratórios);
- Mantenha a casa sempre bem ventilada. Abra as janelas com frequência para manter a umidade do local;
- Promova a Limpeza dos carpetes de casa, bem como colchoes e sofás.
Procure utilizar tecido antiácaros para encapar almofadas e outros estofados da casa. Lembre-se que, mesmo que seja difícil combater problemas como renite e asma, a prevenção é sempre o melhor remédio. Em todos os casos, o acompanhamento de um especialista é importante. Portanto, sempre que tiver alguma crise alérgica, procure seu médico.