Alguns estofados são mais fáceis de manchar, enquanto outros devem ser mantidos longe de animais de estimação e de pessoas alérgicas. Ao comprar, é importante compreender as características dos tecidos dos sofás, para escolher o mais adequado para cada situação.
Confira os principais tipos e características de tecidos para sofás atualmente em uso:
Estofados Suede
Os tecidos de camurça são muito comuns nos sofás de hoje, principalmente pelo seu baixo custo e conforto. É feito de poliéster e tem uma textura macia e suave com um acabamento similar a camurça. Existem muitos tipos de cores e estampas, e sua durabilidade também é muito forte. A única desvantagem é que o suede é um material muito absorvente, por isso pode ser difícil de limpar. Para evitar esse problema, o método ideal é impermeabilizar o tecido.
Estofados Chenile
Chenile é caracterizado por um tecido de sofá durável. A textura macia e os vincos (geralmente quadriculados ou lineares) formados por suas fibras também são características que chamam a atenção. No entanto, esses vincos são um problema para as pessoas com alergia, pois tendem a acumular muita poeira.
A limpeza do sofá chenile também é um pouco complicada, pois o tecido tende a acumular poeira e também tem um agravante de rápida absorção de líquidos, o que pode causar manchas irreversíveis no sofá. A textura desse estofado também não é adequada para quem cria animais domésticos em casa, pois além de acumular pelos de gato, o tecido também é fácil de se desgastar sob a fricção das unhas de cães e gatos.
Tecido sintético que parece couro
As principais vantagens das fibras sintéticas com aparência de couro são a impermeabilidade e a facilidade de limpeza. Embora não seja totalmente impermeável, não absorve líquidos tão rapidamente quanto outros tecidos. De uma fibra sintética para outra, sua durabilidade, conforto térmico e textura se diferem, sendo mais agradável ao toque.
Estofado Sarja
O estofado de Sarja é uma das opções de tecido de sofá mais baratas do mercado. Além de seu excelente conforto térmico, o material também é muito durável e muito adequado para uso em locais quentes. No entanto, a sarja pode dar ao sofá uma aparência “pesada” e áspera. Limpar este tipo de tecido é fácil porque não acumula poeira, porém pode absorver facilmente os líquidos, sendo muito recomendado a impermeabilização para o melhor uso.
Veludo
O veludo é um dos tecidos mais famosos e costuma ser associado a alta qualidade e luxo. Este tecido torna o sofá elegante e confortável. É fortemente recomendado o uso em ambientes de baixa temperatura, porque este tecido não é apenas requintado, mas também pode ser usado como um abrigo quente no tempo frio. A desvantagem é que você precisa ter cuidado ao limpar, principalmente quando se tem pet em casa!
Os tecidos escuros podem facilmente expor os pêlos dos animais, portanto, se você tiver animais de estimação em casa, prefira veludo mais claro, além de uma boa higienização e impermeabilização para preservar o estofado e a sua saúde.
Se você quer manter a vida útil do seu estofado, contrate agora mesmo um serviço de limpeza profissional. Entre em contato conosco hoje mesmo.