Como economizar água na faxina dos móveis de casa?

Os pequenos gestos sempre fazem diferença no momento de economizar água.

Não é uma novidade que temos que ter consciência no momento de usar a água, apesar de essencial para o nosso dia a dia, a água é um recurso natural que pode ter um fim. Além de importante para o meio ambiente, economizar água também possui benefícios financeiros, como a economia na conta de água ao fim do mês.

Dentro de casa usamos a água para várias atividades: banhos diários, lavar roupa, lavar o carro, descargas e principalmente na faxina de casa. Porém, nem todos têm o hábito de economizar e medir os gastos em todas essas atividades, e pensando nisso, a Geral Clean separou algumas dicas para ajudar você a economizar água durante a faxina de casa.

Opte por produtos que não precisam utilizar água

No momento de fazer a limpeza de móveis ou cerâmicas opte por produtos que não precisam de enxágue ou gasto de água para surgir efeito. Entre o pano úmido e os produtos multiuso para retirar gorduras e excesso de poeiras, opte sempre pelo mais econômico.

Apesar de a quantidade de água usada nessas limpezas não serem grandes, é uma economia que de pouco a pouco vai se somando.

Sempre que possível use a vassoura em vez da mangueira

É um hábito constante usarmos a água para lavar o quintal ou retirar o excesso de folhas da varanda, e apesar de menos cansativo, o gasto é gigantesco. Utilizamos muitos litros de água nesse tipo de limpeza, e muitas das vezes, esse gasto é extremamente desnecessário. Então sempre que for limpar o quintal, a varanda ou a calçada opte em usar a vassoura.

Vai passar o pano, use a medida certa de água

Geralmente quando vamos passar o pano pela casa, não possuímos o costume de medir a quantidade de água que vamos utilizar. E um dos melhores hábitos para se desenvolver é esse; medir. Não precisa jogar a mangueira ou encher mais do que o necessário o balde de água. Então se apenas um balde de água é o suficiente para limpar a sala e o quarto, não existe a necessidade de desperdiçar usando dois baldes ou mais.

E por último, verifique as suas torneiras e mangueiras

Essa dica não está relacionada à limpeza, mas é muito importante também, pois ajuda na economia de água em momentos que não percebemos que estamos gastando água. Verificar se as torneiras de casa estão fechando da maneira certa, é essencial para evitar vazamentos que muitas das vezes são a causa do aumento do valor da conta de água.

Limpar a casa pode ser uma tarefa mais econômica quando se pensa no gasto consciente na água, e sempre tenha em mente que a água pode se tornar um recurso escasso e nós não sobrevivemos sem ela.

Compartilhe com seus amigos